Sinta-se à vontade

Este blog é nosso

sexta-feira, 5 de março de 2010

A Morte de Che Guevara

O fim em La Higuera

Denunciado por uma camponesa, cercado pelos rangers bolivianos sob o comando do capitão Gary Prado num lugar acidentado chamado de Quebrada Del Yuro, depois de um tiroteio, Guevara levemente ferido foi aprisionado na escolinha de La Higuera. Quando se vira perdido Che disse aos soldados que o cercavam: “Não disparem. Sou Che Guevara, e valho mais vivo do que morto.” Mas de nada lhe serviu.

No dia seguinte, após uma ordem expedida de La Paz, foi metralhado pelo tenente Mário Terán. Segundo os militares presentes suas últimas palavras foram: "Digam a Fidel que esse fracasso não significa o fim da revolução, que ela triunfará em qualquer outra parte. Digam a Aleida que esqueça tudo isso, que volte a casar, que seja feliz e cuide para que os meninos continuem estudando. Peçam aos soldados que façam boa pontaria."

A foto do seu cadáver, posto sobre uma maca na lavandeira do Hospital Nuestro Señor de Malta, no lugarejo Vallegrande, para onde ele fora removido de helicóptero, foi mostrado ao mundo.

Havia um quê de místico naquele corpo emagrecido e perfurado de balas, estirado sozinho naquele lugar singelo. Imagem que lembra muito os santos martirizados das épocas primeiras do cristianismo Soube-se que, para fins de rigorosa identificação, os soldados bolivianos o mutilaram cortando-lhe as mãos que foram guardadas em formol.

Transcorridos trinta anos da sua morte, achados por fim os seus despojos enterrados secretamente nos arredores de Vallegrande, os cubanos, recambiando-lhe os ossos, deram-lhe um enterro decente num memorial erguido em Santa Clara (cidade que ele tomou antes de chegar a Havana), onde ele continua sendo um ícone nacional.

Por outro lado talvez ele não gostasse de estar vivo hoje para ter que testemunhar como tudo acabou num trágico, triste e melancólico fracasso. Analisando-se em retrospecto os descaminhos da revolução, presenciando-se o isolamento de Cuba e as crescentes dificuldades do regime de Fidel Castro, foi bem melhor para Guevara ter morrido moço.

Um comentário:

  1. Muito bom ter essa visualização rápida da morte desses heróis. Foi uma grande sacada porque muitas vezes os livros apenas dizem que eles morreram, mas não esclarece as condições e os motivos.
    Laura Helena

    ResponderExcluir