Sinta-se à vontade

Este blog é nosso

sexta-feira, 5 de março de 2010

A Morte da Princesa Isabel

Faleceu em Eu, França, em 14 de novembro de 1921.

D. Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Borbon (nome de solteira), Nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de julho de 1846.
Princesa Imperial do Brasil, Regente do Império do Brasil por três ocasiões e terceira imperatriz do Brasil (De Jure), era filha do Imperador D. Pedro II do Brasil e da Imperatriz D. Teresa Cristina. Foi cognominada a Redentora por ter abolido a escravidão no Brasil. Após o casamento com o Conde D'Eu, o seu nome completo passou a ser Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança.

D. Isabel teve uma velhice tranqüila, instalada no castelo da família em Eu, na Normandia, propriedade de Gastão de Orleans (Castelo d'Eu). Rodeada pelos filhos e netos, fez de sua casa uma embaixada informal do Brasil. Recebia brasileiros de passagem, ajudou o jovem Alberto Santos-Dümont quando desenvolvia suas invenções. Passou os últimos anos da vida com dificuldades de locomoção. Em 1920 teve a felicidade de saber que a lei que bania a Família Imperial do Brasil havia sido revogada pelo Presidente Epitácio Pessoa.

Com a SAÚDE FRÁGIL, JÁ ABALADA pela mortes dos dois filhos mais novos, faleceu em 14 de novembro de 1921. Foi sepultada no cemitério local, de onde seria trasladada em 6 de julho de 1953 para um jazigo no Mausoléu Imperial da Catedral de Petrópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário